Destaque

Trump diz que reunião com Putin foi “um bom começo para todos”

Após a reunião que teve na manhã desta segunda-feira, 16, com o presidente Russo Vladimir Putin, o mandatário norte-americano Donald Trump fez elogios ao que chamou de “diálogo construtivo” e aos entendimentos que alcançaram: “Nossa relação nunca esteve pior do que é agora, mas isso mudou há cerca de quatro horas”, disse em entrevista coletiva em Helsinque. Segundo o norte-americano, Putin e a Rússia querem por fim à proliferação de armas nuclear. Outros assuntos abordados na reunião teriam sido a erradicação do terrorismo e a Guerra na Síria: “Como já discutimos, a crise na Síria é complexa e a cooperação entre os dois países tem o potencial de salvar centenas de milhares de vidas”, continuou Trump.

O mesmo tom de conciliação foi utilizado por Putin na entrevista coletiva: “Tivemos um diálogo muito aberto e significativo hoje”. Mas lembrou dos momentos tensos enfrentados pelos dois países: “A Guerra Fria é coisa do passado, mas os Estados Unidos e a Rússia enfrentam toda uma série de ameaças”. Putin disse, ainda, que é importante iniciar o diálogo sobre o equilíbrio das armas nucleares e afirmou ter feito “propostas concretas para o controle” delas.

Sobre a suposta interferência da Rússia nas eleições norte-americanas de 2016, Putin afirmou que “não há provas dos fatos reais envolvidos, devemos ser guiados por fatos, não por boatos”. O presidente russo falou sobre os funcionários de seu país envolvidos na trama russa: “Eu posso dizer que temos um tratado entre a Rússia e os Estados Unidos que remonta a 1999, temos uma assistência em casos criminais”, diz ele. “Eu posso usar este tratado como uma base sólida para questionar esses funcionários que o promotor Mueller acredita estar envolvido em alguns crimes […] Mas esses esforços devem ser mútuos e esperaríamos que os Estados Unidos trabalhassem de forma recíproca”.

O encontro desta segunda-feira foi a primeira cúpula oficial entre os dois líderes. A primeira parte da reunião, da qual só participou Trump e Putin, durou cerca de duas horas após a qual Trump afirmou que tiveram “um bom começo, um começo bom para todos”. Na sequencia, os dois fizeram uma reunião bilateral, com ministros e assessores. A delegação dos Estados Unidos incluiu o secretário de Estado Mike pompeo, o chefe de gabinete da Casa Branca, John Kelly, o embaixador dos Estados Unidos na Rússia, jon huntsman, a diretora de assuntos russos da NSC, Fiona Hill e a intérprete Marina Gross.

Assim como aconteceu em outros países por onde passou neste giro pela Europa, Trump foi recebido com protesto em Helsinque.

Redação Ferrabraz

Recent Posts

Feira do Peixe de Parobé 2025 tem data definida e promete fortalecer economia local

Após cinco anos sem realização, a Feira do Peixe de Parobé está de volta. O…

2 meses ago

Feevale oferece bolsas integrais para licenciatura em História

A Universidade Feevale está disponibilizando, por meio do programa Professor do Amanhã, 24 bolsas integrais,…

2 meses ago

Corsan orienta comunidade do bairro São Jacó sobre esgotamento sanitário

A Corsan realizou  nesta sexta-feira, 21, uma ação porta a porta no bairro São Jacó,…

2 meses ago

Onda de Calor Intensa Atinge o Rio Grande do Sul: Temperaturas Chegam aos 42°C

O Rio Grande do Sul se prepara para enfrentar mais uma forte onda de calor…

2 meses ago

Sapiranga elege 11 vereadores para 2025 com forte renovação e reeleições marcantes

As eleições de 2024 em Sapiranga definiram os 11 vereadores que ocuparão a Câmara Municipal…

7 meses ago

Carina Nath é Reeleita Prefeita de Sapiranga com 68,18% dos Votos em Vitória Expressiva

Neste domingo, a prefeita Carina Nath (PP) foi reeleita para comandar Sapiranga por mais quatro…

7 meses ago

This website uses cookies.