Usuários elogiam a comodidade do atendimento e a possibilidade de não precisarem se expor ao coronavírus
O
inédito serviço da telemedicina em Campo Bom vem cumprindo seu papel e
gerado bons resultados para a comunidade. Seja apenas para tirar
dúvidas, buscar orientação médica ou descrever algum problema mais
grave, os usuários tem relatado estarem satisfeitos com a iniciativa da
Prefeitura. Eles destacam, principalmente, a agilidade do atendimento e a
comodidade por não ser necessário sair de casa, consequentemente,
evitando exposição ao coronavírus. “A Telemedicina Campo Bom é a única
no Brasil a contar com retaguarda de um hospital, e os números expressam
a alta procura do atendimento remoto por parte da comunidade”, afirma o
prefeito Luciano Orsi. Até o último domingo (dia 9), 535 pessoas já
tinham entrado em contato com o serviço.Para a secretária
municipal da Saúde, Suzana Ambros Pereira, o mais importante é que o
atendimento em saúde remoto tem sido resolutivo. “A telemedicina tem
sido melhor do que imaginávamos, de acordo com o retorno dos próprios
usuários, que tem tido um grau de satisfação muito alto. O serviço dá
segurança para o usuário e realmente se envolve, encaminha e acompanha o
paciente até o fechamento do diagnóstico. Isso, para a população e para
a gestão, é fundamental, pois nos sentimos seguros até mesmo para
indicar que outros o utilizem. É um serviço extremamente responsável”,
declara a secretária.
Segurança em atendimento médico remoto Uma
das pacientes que teve uma boa primeira experiência com o serviço foi a
autônoma Kátia Angelita Brum, de 40 anos, moradora do bairro Metzler.
Ela buscou o atendimento médico remoto ao sentir náuseas um dia após ter
sofrido um acidente. Como ficou com receio de procurar atendimento
presencial por conta do coronavírus, resolveu ligar para a telemedicina.
No primeiro contato com o serviço, a paciente passou pela triagem e
logo após foi contatada novamente, sendo orientada a manter observação
em casa. Horas depois, quando sentiu uma piora no quadro, ligou
novamente para o 0800 e, então, foi direcionada para o atendimento
médico presencial. “Fui muito bem instruída, me ligaram várias vezes no
dia para saber como eu estava. E quando cheguei no hospital, minha ficha
já estava pronta, não precisei esperar por nada, eles já estavam
sabendo do meu caso. Depois que fui liberada, no final da tarde, a
telemedicina entrou em contato de novo para saber como tinha sido meu
atendimento. Achei excelente”, afirma. Para a autônoma, um dos pontos
positivos do serviço é a agilidade e o fato de não expor os pacientes ao
coronavírus. “No momento em que estamos vivendo, de pandemia, acho
muito importante a gente não se expor em postos de saúde e hospitais
quando não é um atendimento grave, que necessita realmente ir até o
hospital”, explica ela.
Cuidado e bem-estarPara
outros pacientes, além da segurança por não precisar sair de casa, a
Telemedicina Campo Bom representa o cuidado e a preocupação que o
Município tem por sua comunidade. O empresário Fábio Valmor Jungthon, de
53 anos, também morador do bairro Metzler, sofreu uma queda na casa da
filha, onde fraturou o fêmur. Ele precisou de internação hospitalar e
agora está se recuperando em casa. Jungthon recorreu ao Telemedicina
Campo Bom, que lhe orientou a melhor forma de fazer o autocuidado sem
precisar sair da residência. O empresário conta sobre sua experiência
com o serviço. “Acho que o grande diferencial é o teu Município oferecer
uma maneira de não precisar nem sair de casa para ser consultado.
Fiquei gratificado e muito feliz por me sentir humano, me sentir um
cidadão de Campo Bom. Minha cidade, meu Município, está preocupado e
dando o maior conforto para sua população. Quantas cidades tem esse
serviço no país, em que tu é consultado, de graça, por um médico
clínico-geral? E se ele não puder te atender, vai te encaminhar ou te
levar para o hospital ou o Pronto Atendimento”, relata o empresário.
Serviço gratuito à comunidade
Qualquer
morador de Campo Bom pode ligar para o serviço de telemedicina, que
funciona 24 horas por dia todos os dias, sem limite no número de
atendimentos. Para entrar em contato, basta ligar gratuitamente para o
número 0800 772 8989 ou enviar mensagem para o whatsapp (51) 99615-3914.
É necessário se identificar, informar nome completo, CPF, data de
nascimento e número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) registrado em
Campo Bom. Após a identificação, a pessoa deve descrever seus sintomas
e, de acordo com seu relato, ela será incluída no protocolo
correspondente.
Crédito de fotos: Laura Poersch Schommer/ PMCBLegenda:
A autônoma Kátia Angelita Brum, de 40 anos, buscou o atendimento médico
remoto ao sentir mal-estar um dia após ter sofrido um acidente
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