O 1º de dezembro marca o Dia Mundial de Combate à Aids e junto com ele a Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia as atividades do Dezembro Vermelho, que alerta para a prevenção da Aids. No mês de conscientização e combate a doença, as unidades de saúde (foco da campanha será na atenção básica) vêm disponibilizando a retirada gratuita de preservativos masculino e feminino, além dos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, oferecidos à comunidade conforme agenda do enfermeiro local (contatar a unidade de saúde mais próxima).
Atualmente Sapiranga possui cerca de 488 pacientes infectados pelo HIV em acompanhamento, mas o número pode ser maior, pois muitas pessoas não sabem que possuem o vírus e outro percentual recebe acompanhamento em outros municípios. Na Unidade de Medicamentos Especiais (UDM), 386 pacientes recebem acompanhamento proveniente da rede do SUS, convênios e particular.
Sapiranga registrou uma diminuição de novos casos nos últimos anos. De 43 novos casos em 2018, o número de novos casos da doença foi de 26 em 2020. Mesmo com queda, a Secretaria de Saúde segue no trabalho de combate ao HIV, buscando diminuir cada vez mais os números de casos.
As eleições de 2024 em Sapiranga definiram os 11 vereadores que ocuparão a Câmara Municipal…
Neste domingo, a prefeita Carina Nath (PP) foi reeleita para comandar Sapiranga por mais quatro…
Na tarde de sábado (3), a Câmara Municipal de Vereadores foi palco de uma importante…
O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, visitou na tarde desta quarta-feira, 24,…
Foi publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (10/5), o Decreto 57.607, que…
As recentes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul desencadearam uma crise humanitária de…
This website uses cookies.