Com uma grande área territorial que abriga uma fauna e flora diversificada e com um de seus cartões postais, o Morro Ferrabraz, em uma área rodeada de recursos, o Município de Sapiranga conta agora com uma secretaria constituída especialmente para tratar de assuntos ligados ao meio ambiente e sua preservação e conservação: a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (SEMAPE).
“A questão do meio ambiente é hoje, sem dúvida, um dos principais desafios das prefeituras, uma vez que o crescimento populacional exige medidas urgentes para evitar impactos irreversíveis no futuro das nossas cidades. De 2013 para cá conseguimos estabelecer um equilíbrio nas contas que nos permite hoje projetar o que é preciso fazer para concretizarmos os planos de desenvolvimento da cidade. A criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é extremamente necessária para a manutenção das ações de preservação da riqueza natural de Sapiranga, além de fortalecer as iniciativas que valorizam a natureza sem agressão ao meio ambiente”, destaca a prefeita Corinha Molling.
A nova pasta agrega todas as funções antes executadas pelo Departamento de Meio Ambiente e a titularidade dos trabalhos será de Rosane Reichert, profissional com mais de 30 anos de experiência na área. Conforme Rosane, a educação ambiental será uma das principais atividades que a SEMAPE pretende executar. “Este é o objetivo maior. A produção de programas de educação ambiental não pode ficar restrita as crianças e adolescentes. Os adultos, ou seja, a população em geral, precisa ter o conhecimento da importância do meio ambiente para a qualidade de vida de todos”, enfatiza Rosane lembrando também que a modernização do setor de licenciamento está entre os objetivos da nova secretaria. “Paralelos aos programas que iremos desenvolver, vamos buscar modernizar e equilibrar o tempo do setor de licenciamento com maior participação da comunidade. Quanto mais conhecimento sobre o meio ambiente, maior o entendimento sobre as necessidades de regramento necessárias para a preservação do meio ambiente”, completa Rosane.
Atividades
Entre as competências da SEMAPE estão o cumprimento das políticas de legislação Nacional e Estadual de Meio Ambiente e coordenar a legislação Municipal pertinente; assessorar os demais órgãos municipais na proteção do meio ambiente e na educação ambiental; atuar no controle de atividades industriais, comerciais, serviços e parcelamento do solo através de licenças ambientais e informações sobre as praticas adequadas no manejo de produtos e na proteção da vegetação e da fauna em áreas públicas e privadas; gestão da coleta e destino dos resíduos sólidos domésticos e da ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico do Morro Ferrabraz.
Secretária
A titular da SEMAPE, Rosane Reichert, é graduada em Arquitetura e Urbanismo com especialização em Ecologia Humana pela UNISINOS e Paisagismo e Meio Ambiente pela ULBRA. Atua profissionalmente desde 1982, inicialmente no Conselho Estadual de Desenvolvimento Urbano(CEDU). Servidora do quadro na Prefeitura de Campo Bom, posteriormente também atuou na Secretaria de Planejamento das Prefeituras de Nova Hartz, Sapiranga, Canoas e Ivoti, sempre na área de Planejamento Urbano. Na Prefeitura de Sapiranga, já havia atuado na Secretaria Municipal de Agricultura e posteriormente na extinta Secretaria Municipal de Habitação. Também já atuou como docente, ministrando a disciplina de Paisagismo na FEEVALE e curso de Planos Diretores na FACCAT.
fonte:PMS
As eleições de 2024 em Sapiranga definiram os 11 vereadores que ocuparão a Câmara Municipal…
Neste domingo, a prefeita Carina Nath (PP) foi reeleita para comandar Sapiranga por mais quatro…
Na tarde de sábado (3), a Câmara Municipal de Vereadores foi palco de uma importante…
O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, visitou na tarde desta quarta-feira, 24,…
Foi publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (10/5), o Decreto 57.607, que…
As recentes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul desencadearam uma crise humanitária de…
This website uses cookies.