Nesta quarta-feira, 29 de maio, o Município de Sapiranga estará inserido nas ações mundiais do Dia do Desafio, que contemplam ações deincentivo à prática de atividades físicas e esportivas. O Dia do Desafio foi criado com o objetivo de diminuir o sedentarismo e estimular a prática de atividade física e esportiva, por meio de uma competição entre cidades e mobilização dos cidadãos.
Além da prática competitiva, as ações do Dia do Desafio estabelecem um termo de união e cooperação entre os municípios. As cidades competem e também somam esforços para aumentar o número de praticantes de atividades físicas. Os resultados obtidos por ambos os municípios são somados e os resultados da parceria podem ser melhorados na edição seguinte, em um movimento de cooperação mútua. Em 2019, a cidade desafiadora de Sapiranga será a venezuelana San Diego.
Ao longo do dia, a cidade terá atividades na Praça da Bandeira, em frente ao prédio da Prefeitura e em todas as escolas da Rede Municipal. Alguns estabelecimentos comerciais e empresas do Município também estarão engajados nas ações. O público que acompanhar a abertura dos Jogos Escolares no Ginásio Nenezão, a partir das 14 horas, também será convidado a participar de intervenções específicas do Dia do Desafio que serão realizadas no local.
Divulgue suas atividades
Estabelecimentos comerciais, empresas e demais unidades setoriais que estão com atividades programadas para o Dia do Desafio ou ainda estejam interessadas em participar da iniciativa podem entrar em contato com o professor Flávio Bressan para esclarecimento de dúvidas e registro das ações. O contato pode ser feito pelo e-mail: flaviobressan@smed.sapiranga.rs.gov.br ou pelo telefone 3599-9607, ramal 307.
TRADIÇÃO SAPIRANGUENSE
Sapiranga participa do Dia do Desafio desde a primeira edição aqui no Estado, em 1997, quando penas 11 municípios acolheram a competição. Sapiranga venceu em 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017 mobilizando 21,9 mil pessoas (28% de participação, 23,7 mil (32%), 18,5 mil (25% – a chuva atrapalhou diversas atividades) e 23,4 mil (32%) respectivamente. Em 2013 a cidade venceu o município boliviano de San Julián (3,1%); em 2014, a vitória foi sobre a cidade de San Cristóbal Verapaz, da Guatemala, que teve 2,7% de participação, em 2015 Sapiranga superou a cidade de Pálin, também da Guatemala ( apenas 1,1% de participação), em 2016, bateu a cidade venezuelana de Pedraza (17,73%), e em, 2017 venceu a cidade Concepción Tutuapa, da Guatemala (29,56%).
DISPUTAS SÃO DE TRÊS ANOS
A 25.ª edição do Dia do Desafio acontecerá em forma de competição saudável entre duas cidades. Sapiranga concorre novamente com a cidade San Diego, da Venezuela, conforme disputas trienais (2018 a 2020). O objetivo é proporcionar uma participação mais qualificada, entre as duplas de cidades competidoras e parceiras por três anos. O resultado contemplará tanto os números conquistados para cada cidades, como a somatória de seus esforços.
fonte:PMS