Destaque

Procura segue baixa pela vacinação contra a gripe na terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação

Ainda é baixa a adesão do grupo prioritário da primeira etapa da terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Sapiranga, voltada às crianças (6 meses a menores de 6 anos de idade), gestantes e puérperas (até 45 dias). Essa fase iniciou em 11 de maio e segue, juntamente com a segunda etapa, iniciada em 18 de maio, voltada aos adultos com idade entre 55 e 59 anos e aos professores das escolas públicas e privadas, até 30 de junho, data prorrogada pelo Ministério da Saúde. O prazo inicial terminaria na próxima sexta-feira, dia 5.

A Secretaria Municipal de Saúde reitera a importância da vacinação também para este grupo e pede que aqueles que ainda não fizeram, compareçam aos postos de saúde para receberem a dose da vacina. Mais da metade do público infantil, gestantes e puérperas ainda precisam se vacinar. Conforme levantamento realizado pelo Setor de Imunizações, apenas 26,79% das crianças foram vacinadas, 31,24% das gestantes e 28,17% das puérperas. A taxa de vacinação de adultos com idade entre 55 e 59 anos está em 42,43%. O atendimento para vacinação nas Unidades Básicas de Saúde acontece das 7h30 às 18 horas, exceto USE, CAPS e UPA 24 Horas.

A Secretaria faz um apelo especial aos pais, para que levem seus filhos aos postos. Assim como as gestantes e puérperas, para sua proteção e a do bebê. “Salientamos que a vacina é segura e eficaz. Não provoca gripe em quem tomar a dose, assim como protegerá tanto a gestante quanto o seu bebê”, assegura a secretária de Saúde, Janete Hess. 4.763 pessoas ainda precisam ser vacinadas em Sapiranga. 

A Campanha de Vacinação, adiantada em três semanas, iniciou dia 23 de março, priorizando os idosos e trabalhadores da saúde. A decisão, conforme o Ministério da Saúde, levou em consideração o combate ao coronavírus, embora a vacina não proteja contra a Covid-19, mas protege de forma antecipada a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, auxiliando na exclusão de diagnósticos em virtude da nova doença.

Transmissão do vírus da gripe

A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, de uma pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, e pode ocorrer outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Na forma grave, a gripe causa falta de ar, febre por mais de três dias, dor muscular intensa e prostração. Em alguns casos, a doença também pode levar à morte.

fonte:PMS

Redação Ferrabraz

Recent Posts

Feira do Peixe de Parobé 2025 tem data definida e promete fortalecer economia local

Após cinco anos sem realização, a Feira do Peixe de Parobé está de volta. O…

2 meses ago

Feevale oferece bolsas integrais para licenciatura em História

A Universidade Feevale está disponibilizando, por meio do programa Professor do Amanhã, 24 bolsas integrais,…

2 meses ago

Corsan orienta comunidade do bairro São Jacó sobre esgotamento sanitário

A Corsan realizou  nesta sexta-feira, 21, uma ação porta a porta no bairro São Jacó,…

2 meses ago

Onda de Calor Intensa Atinge o Rio Grande do Sul: Temperaturas Chegam aos 42°C

O Rio Grande do Sul se prepara para enfrentar mais uma forte onda de calor…

2 meses ago

Sapiranga elege 11 vereadores para 2025 com forte renovação e reeleições marcantes

As eleições de 2024 em Sapiranga definiram os 11 vereadores que ocuparão a Câmara Municipal…

7 meses ago

Carina Nath é Reeleita Prefeita de Sapiranga com 68,18% dos Votos em Vitória Expressiva

Neste domingo, a prefeita Carina Nath (PP) foi reeleita para comandar Sapiranga por mais quatro…

7 meses ago

This website uses cookies.