O Procon de Sapiranga chama atenção para ocorrências de golpes através de transferência via Pix. De acordo com o Procon, o golpe envolve receber uma mensagem no Whatsapp de uma pessoa alegando ter enviado um Pix por engano. O golpista então solicita um reembolso do valor da transação (sendo que ela não foi efetuada) e sequestra os dados da conta.
O Pix é uma possibilidade de pagamento eletrônico originado pelo Banco Central a fim de viabilizar pagamentos imediatos. Ele funciona 24 horas, sete dias por semana, entre instituições financeiras. Suas chaves de transação (conhecidas como chaves Pix) podem ser cadastradas utilizando os números do telefone celular, CPF ou endereço de e-mail do usuário, também é possível gerar uma chave aleatória (sequência alfanumérica gerada aleatoriamente).
“São diversos atendimentos nessa área. Estamos ligando para os bancos e os mesmos informam que o golpe tem sido recorrente. Inclusive, existem pessoas que não tem o Pix cadastrado, no entanto recebem a mensagem e fazem a transferência de maneira normal”, alerta a coordenadora do Procon, Lúcia Santos.
O Procon orienta a população fazer contato e verificar a identidade dessas mensagens (para saber com quem a pessoa está conversando no Whatsapp). O Programa de Defesa do Consumidor sapiranguense atende pelo telefone 3599-9549 ou na sala que fica na Avenida João Corrêa, 808 – Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.
As eleições de 2024 em Sapiranga definiram os 11 vereadores que ocuparão a Câmara Municipal…
Neste domingo, a prefeita Carina Nath (PP) foi reeleita para comandar Sapiranga por mais quatro…
Na tarde de sábado (3), a Câmara Municipal de Vereadores foi palco de uma importante…
O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, visitou na tarde desta quarta-feira, 24,…
Foi publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (10/5), o Decreto 57.607, que…
As recentes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul desencadearam uma crise humanitária de…
This website uses cookies.