Apesar de uma sensível modificação no cenário da paralisação, a Prefeitura de Novo Hamburgo segue priorizando a manutenção dos serviços essenciais. As demais atividades permanecem sendo contingenciadas até a normalização da situação.
Confira os serviços afetados:
Saúde
Os serviços de saúde do município permanecem restringidos, seguem sendo priorizados os casos de urgência e emergências. O Hospital Municipal continua enfrentando problemas com o fornecimento de alguns insumos. No entanto, a administração se mantém contornando situações emergenciais.
O transporte de pacientes pela Secretaria Municipal de Saúde para Porto Alegre segue afetado e tem alguns deslocamentos cancelados, pois o combustível disponível permanece guardado para casos de extrema urgência.
Também há falta de profissional em algumas unidades de saúde por problemas no deslocamento. Por isso, a Prefeitura pede novamente a compreensão em caso de atrasos e reforça a orientação para que a população procure atendimento apenas em caso de urgência.
As visitas domiciliares da atenção básica estão suspensas, assim como o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD/Melhor em Casa), exceto para os pacientes que necessitem de atendimento contínuo. As cirurgias eletivas, os atendimentos ambulatoriais e os transportes sem urgência também seguem restritos. As unidades de saúde continuam atendendo intercorrências. E a maternidade mantém seu atendimento normal.
A medida visa a economia de insumos, a fim de garantir a continuidade do atendimento de casos graves e emergenciais até a normalização do abastecimento.
Veja em quais situações buscar os serviços de emergência:
– Parada cardiorrespiratória, dor torácica intensa
– Coma, derrame, hemorragia
– Falta de ar intensa, crise asmática
– Convulsão, intoxicação, sangramento
– Fraturas, choque elétrico, luxação, entorse
– Dor intensa ou de início imediato
– Alteração súbita de comportamento, agitação ou desmaios
– Diabético com alterações
– Acidentes por animais peçonhentos
Recolhimento de lixo
Novo Hamburgo segue conseguindo manter em funcionamento a coleta de lixo também neste domingo, 27. Mas a Prefeitura Municipal reforça o pedido de colaboração da população, especialmente com relação a questão do lixo domiciliar, para que só seja colocado nas lixeiras nos horários previstos para o recolhimento. Segue o alerta de que o desabastecimento de combustíveis ainda pode afetar a prestação de serviços.
Segurança
Todos os guardas municipais estão em operação neste domingo, 27. Já o patrulhamento com as viaturas continua sendo otimizado.
Transporte coletivo
Neste domingo, 27, apenas a linha Vila Nova (sentido horário) está circulando, em alguns horários, para atender ao Hospital Municipal e ao Hospital Regina. Confira os dois últimos horários da linha previstos para hoje:
Vila Nova (Centro)
16h15
17h30
Todas as demais linhas do transporte público municipal estiveram canceladas hoje devido à falta de combustíveis.
Já amanhã, segunda-feira, 28, todas as empresas (Hamburguesa, Courocap, Feitoria e Futura) vão utilizar a tabela de horários de ônibus de sábado, em todas as linhas, circulando somente no período entre:
– 05h30 às 08h30
– 17h30 às 20h30
Atenção: Nos demais horários não haverá transporte público amanhã!!!
É importante ressaltar que o transporte público está sendo impactado em virtude das reservas de combustível das companhias estarem se esgotando. No entanto, com a gradativa liberação de abastecimento aos serviços essenciais, os horários de circulação poderão apresentar melhora, também gradativa.
Vale lembrar que caso o abastecimento de combustível seja restabelecido, os horários voltarão à normalidade.
Comusa
A população de Novo Hamburgo continuará tendo abastecimento normal de água. A Comusa Serviços de Água e Esgoto garantiu a aquisição dos produtos necessários para o tratamento de água, e segue operando normalmente. Não há previsão de desabastecimento. A única alteração em relação aos serviços da Comusa se dá na realização dos consertos de vazamentos.
Lembrete:
Escolas municipais sem aula amanhã!
Em virtude do desabastecimento de alimentos para a merenda escolar, de gás e de dificuldade de deslocamento de funcionários e alunos, estão suspensas as aulas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos em todas as Escolas Municipais de Novo Hamburgo na segunda-feira, 28.
A situação será reavaliada amanhã, quando será emitido novo posicionamento sobre procedimento nos próximos dias.
Importante:
Após reunião realizada no dia de hoje, 27, a prefeita Fatima Daudt, juntamente com o departamento jurídico, não descarta a possibilidade de nesta segunda-feira, 28, assinar decreto de situação de emergência, no sentido de agir de forma preventiva para assegurar o abastecimento e manutenção dos serviços essenciais.
Em caso de mudanças no cenário, será emitido um novo comunicado por meio dos canais oficiais.
As eleições de 2024 em Sapiranga definiram os 11 vereadores que ocuparão a Câmara Municipal…
Neste domingo, a prefeita Carina Nath (PP) foi reeleita para comandar Sapiranga por mais quatro…
Na tarde de sábado (3), a Câmara Municipal de Vereadores foi palco de uma importante…
O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, visitou na tarde desta quarta-feira, 24,…
Foi publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (10/5), o Decreto 57.607, que…
As recentes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul desencadearam uma crise humanitária de…
This website uses cookies.