Na manhã desta quarta-feira, 12 de fevereiro, a prefeita Corinha Molling participou do evento de lançamento do Plano Regional de Turismo do Vale Germânico e assinatura dos Termos de Parceria com Sicredi Pioneira e Emater, promovido pela Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), no Centro Hípico Metzler, em Campo Bom. “Com o Vale Germânico podemos explorar o potencial cultural, gastronômico, artístico, histórico, as belezas naturais, entre outros aspectos que valorizam o legado da imigração alemã nos municípios. O Vale Germânico também é a marca por tudo que representa a história deste povo valente e destemido. Sapiranga tem imenso orgulho da herança da história de sua colonização, com o estabelecimento dos primeiros colonos”.
Homologado em agosto pelo Ministério do Turismo e comemorado no início de novembro na região o Vale Germânico está muito próximo de implantar sua primeira rota: O Caminho das Cervejas Artesanais. Um primeiro encontro para tratar do tema reuniu mais de 20 cervejeiros na última semana, e gerou ideias inovadoras como a criação do Passaporte Cervejeiro, ferramenta que incentivará tour pelos produtores da bebida mais típica da região germânica.
O encontro de ontem reuniu prefeitos e gestores de turismo das nove cidades do Vale Germânico para apresentar à imprensa o Plano Regional de Turismo, instrumento que norteará as ações de consolidação da região como indutora do turismo no Rio Grande do Sul. O plano trabalhado pelas equipes de gestores das prefeituras já nasce com mais de 70 atrativos elencados e metas bem próximas, entre atrativos e eventos, sendo uma delas é lançar o Guia de Serviços como prioridade.
Plano Regional identificou seis segmentos âncora
Dividido
em segmentos de acordo com o potencial o Plano Regional de Turismo
identificou na região pelo menos cinco segmentos-âncora que podem ser
compostos de forma organizada com vistas a contemplar roteiros.
– Turismo de negócio
– Turismo Histórico-cultural
– Turismo religioso
– Turismo em áreas rurais
– Turismo esportivo
– Turismo de Saúde e Bem-estar
Plano também identificou pontos fortes e fracos
Melhorar
o que está bom e corrigir o que não está. Com esta proposta a equipe de
trabalho do Plano Regional de Turismo focou para identificar na região
potencialidades que podem ser impulsionadoras do turismo e também
situações que podem interferir negativamente. O levantamento que
norteará as ações identificou como pontos fortes, por exemplo, a
economia e os atrativos naturais e culturais da região. E pontuou, entre
os pontos que precisam ser melhorados, a carência de serviços de
atendimento ao turista e sinalização turística deficitária.
Quatro ‘Caminhos’ em 2020 e outros seis em 2021
Além
de se organizar como região o Vale Germânico tem metas audaciosas ainda
para este ano e para 2021 quando pretende planejar, organizar e dirigir
ações para a criação de pelo menos 10 produtos que representarão os
Caminhos da Imigração:
Caminhos das Cervejas Artesanais:
Deverá ser implantado até março e visa promover a riqueza de marcas e
produtos da região, assim como o calendário de festividades relacionadas
ao produto. Para maior atratividade e engajamento do trade busca-se
desenvolver alguma dinâmica que criei experiências na área, tal como um
passaporte cervejeiro, um circuito de kerbs, etc.
Caminhos da Fé (pronto até abril):
Cartilha que destaca as principais referências de arquitetura e de
atividades diferenciadas relacionadas na área, tal qual cultos em latim
ou alemão, templos, catedrais e santuários, entre outros. Fomentando
passeios de contemplação ou experiências, assim como a sugestão de
percursos de caminhadas.
Caminhos dos Sabores (implementado até maio):
produto direcionado ao segmento gastronômico, com a formação de um guia
da área e a criação de algum movimento diferenciado, tal como concurso
gastronômico anual, semana de descontos ou uma modelagem de guia de
descontos. Promove também o calendário de festividades relacionadas ao
produto.
Caminhos Rurais (até agosto): Produto direcionado às
mais diversas atividades turísticas e de apoio ao turismo existente em
áreas rurais, desde um guia com balneários, campings, parques temáticos,
até restaurantes e mercados especializados em produtos rurais. Promove
também o calendário de festividades relacionadas ao produto.
Para o ano de 2021 estão previstos os seguintes caminhos:
Caminhos das Artes
Caminhos da Tradição
Caminhos das Flores
Caminhos do Esporte
Caminhos da Moda
Caminhos do Conhecimento
Institucionalizar o VG é uma das metas
Apresentar
e engajar empreendimentos locais no projeto turístico Vale Germânico é
uma das ações previstas no PRT e que será obtida por meio do programa
denominado “Institucionalizar” que visa instituir um calendário de
apresentação do Vale Germânico em todos os municípios que o compõem,
apresentando-o para Conselhos de Turismo e empreendimentos do setor.
Está previsto também institucionalizar instrumentos de engajamento como
chamamento público, proporcionando a participação do setor privado que
integra o trade turístico.
Guia – A criação e apresentação, do Guia de Serviços Turísticos do Vale Germânico é uma das ferramentas que permitirá essa proposta. Na mesma linha, o PRT vai organizar no primeiro semestre de 2020 circuitos de apresentação do Vale Germânico para o trade turístico e conselhos municipais de turismo. Paralelamente pretende criar um programa com vistas à captação de apoiadores ao projeto.
Sicredi aposta e investe no Vale Germânico
Acreditar no potencial do Vale Germânico e contribuir para fortalecê-lo apostando no desenvolvimento regional foi o que moveu a cooperativa Sicredi Pioneira a investir na região turística. O recurso financeiro a ser aportado permitirá a elaboração do plano de identidade visual e posicionamento estratégico do Vale Germânico bem como auxiliará na participação na Ugart e em outras três feiras previstas para 2020.
Amvars e Emater alinhadas no incentivo à produção rural
No evento deste dia 12, Amvars e Emater assinaram um Termo de Cooperação Técnica que não envolve transferência de recursos e tem como objeto a conjugação de esforços para o desenvolvimento da região turística Vale Germânico com ênfase ao estímulo e apoio à produção rural, fomentando seu potencial de atração turística. Segundo termo, caberá à Emater, entre outras iniciativas, desenvolver ações de turismo rural junto às cidades que mantém escritórios e também incentivar a formatação de novos produtos além de promover a melhoria dos produtos turísticos ligados aos públicos assessorados pela extensão rural existentes em âmbito municipal.
Kerb do Vale Germânico na Ugart em março
Um happy hour com direito a bandinha, casais do kerb, chope e comidas típicas da região servido para cerca de 3 mil operadores de turismo. É assim que o Vale Germânico fará sua estreia oficial em um evento. Será na Ugart 2020, feira promovida pela União Gaúcha das Operadoras e Representantes de Turismo que ocorre dias 27 e 28 de março no Centro de Eventos do Barra Shopping, em Porto Alegre e que reúne agentes de viagens gaúchos e de Santa Catarina.
fonte:PMS
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