Segundo matéria publicada pelo portal Globo.com nesse sábado dia 16/08, a desigualdade brasileira chega ao menor nível histórico, mesmo durante a maior pandemia sanitária do século.
Segundo o portal, o cálculo inédito feito pelo sociólogo Rogério Barbosa, do Centro de Estudos da Metrópole da USP, relata que um dos principais motivos para essa diminuição da desigualdade, está sendo a “injeção” de mais de R$ 50 bilhões por mês para a população mais vulnerável do nosso país.
A manchete do portal diz:
Auxílio emergencial: injeção de R$ 50 bi por mês faz desigualdade de renda cair ao menor patamar da História
A reportagem ainda relata que segundo o estudo, sem esse auxílio, a crise econômica provocada pela pandemia teria feito o Brasil retroceder ao mesmo nível de concentração de renda de 50 anos atrás.
Especialistas apontam formas de transição do auxílio emergencial para outro programa que terá que ser mais abrangente, o que já vem sendo estudado pelo governo Federal, que provavelmente será chamado de “Renda Brasil”.
Outros fatores tem contribuído para a recuperação econômica do país, como a diminuição da taxa Selic, que chegou ao menor patamar da história, e investimentos em diversos setores, como da infraestrutura.
Outra ação importante do governo federal tem sido a retomada da transposição do Rio São Francisco, que tem abastecido centenas de milhares de pessoas no nordeste. Essa conquista também tem fomentado o aquecimento da economia e melhorado a qualidade de vida das pessoas de regiões mais pobres do país.
Confira a reportagem completa do estudo da USP aqui
Fonte:Portal G1
As eleições de 2024 em Sapiranga definiram os 11 vereadores que ocuparão a Câmara Municipal…
Neste domingo, a prefeita Carina Nath (PP) foi reeleita para comandar Sapiranga por mais quatro…
Na tarde de sábado (3), a Câmara Municipal de Vereadores foi palco de uma importante…
O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, visitou na tarde desta quarta-feira, 24,…
Foi publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (10/5), o Decreto 57.607, que…
As recentes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul desencadearam uma crise humanitária de…
This website uses cookies.