Destaque

INSS convoca 152,2 mil beneficiários para perícia de revisão

Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocou 152,2 mil beneficiários que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez para agendar a perícia de revisão. A lista com o nome dos convocados foi publicada no Diário Oficial da União.

Não é necessário ir às agências do INSS, a marcação deve ser feita por meio do telefone 135, até o dia 4 de maio. No total, foram convocados 33.875 que recebem auxílio-doença e 118.394 que recebem aposentadoria por invalidez.

Os beneficiários convocados hoje (12) por edital não foram encontradas por alguma inconsistência no endereço ou não realizaram o agendamento no prazo determinado na convocação de março último, mesmo tendo recebido a carta. Quem não atender a convocação ou não comparecer na data agendada terá o benefício suspenso.

A partir da suspensão, o beneficiário tem até 60 dias para procurar o INSS e agendar a perícia. Se não procurar o INSS nesse prazo, o benefício será cancelado. Na data marcada para a realização da avaliação, o segurado deve levar a documentação médica que justifique o recebimento do benefício, como atestados, laudos, receitas e exames.

O objetivo do pente-fino do governo federal, iniciado em 2016, é fazer uma avaliação para verificar se essas pessoas ainda fazem jus ao benefício. Passarão pela revisão os beneficiários de auxílio-doença que estão há mais de dois anos sem passar por uma perícia médica e para os aposentados por invalidez com menos de 60 anos.

Convocação anterior

Em 23 de março, o INSS convocou 94 mil segurados para revisão do benefício. Para esses, o prazo para agendar a perícia termina amanhã (13).

Na segunda fase do pente-fino, iniciada em março, já foram realizadas 191.449 perícias, sendo 49.570 dos que recebem auxílio-doença e 141.879 dos que recebem aposentadoria por invalidez. Desse total, até 10 de abril, foram cancelados 36.970 benefícios por auxílio-doença e 43.009 por aposentadoria por invalidez.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, ao todo, o processo o pente-fino nos benefícios inclui 552.998 auxílios-doença e 1.004.886 aposentadorias por invalidez a serem revisados. Na primeira fase, inciada em 2016, foram feitas 279.761 perícias de auxílios-doença e 10.073 de aposentadorias por invalidez.

Redação Ferrabraz

Recent Posts

Parobé conquista premiações na MOSTRATEC 2025

Entre os dias 28 e 30 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo, a comitiva…

11 meses ago

Corsan realiza ação porta a porta para comunicar início da cobrança pelos serviços de esgotamento sanitário

A Corsan começou na  segunda-feira, 27, até hoje, sexta-feira, 31, ação porta a porta na…

11 meses ago

41ª Feira do Livro de Campo Bom promete uma semana de arte, literatura e encantamento

Campo Bom já se prepara para viver mais uma grande festa da literatura, da cultura…

11 meses ago

Parobé promove Mega Feirão de Empregos com mais de 350 vagas disponíveis

A Prefeitura de Parobé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Sine, promove…

11 meses ago

Promotor recorre e pede condenação da ex-prefeita Corinha Molling por suposto esquema de combustível em Sapiranga

O cenário político de Sapiranga volta a ganhar destaque após o promotor de Justiça Laerte…

11 meses ago

Unidades de saúde passam a oferecer próteses dentárias

A partir de outubro, as unidades de saúde passam a contar com um novo serviço…

11 meses ago

This website uses cookies.