Quatro primeiras escolas recebem visita da equipe de ensino do projeto
Na terça-feira, dia 7, teve início a primeira etapa do Projeto Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arnaldo Grin e a EMEF Eugênio Nelson Ritzel foram os primeiros espaços de ensino a receberem a visita dos quatro professores que ensinarão teoria e prática musical aos alunos do projeto. Durante o encontro, foram apresentados os instrumentos que serão estudados no projeto: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Além das características e sonoridades de cada um, os instrutores realizaram uma apresentação, mostrando que os instrumentos clássicos também podem ser usados em diversos estilos musicais.
Aluno do sexto ano da EMEF Eugênio Nelson Ritzel, José Eduardo da Silva Teixeira, de 12 anos, ficou motivado com a possibilidade de participar do projeto. “Foi muito interessante ver eles tocarem e gostei muito do som do violino. Agora quero aprender a tocar também”, contou animado. Para a diretora da escola, Denira Liesenfeld, o Núcleo de Orquestras Jovens vem de encontro com as propostas de ensino e formação. “Estas atividades vão proporcionar caminhos que consideramos justos e melhores, que é o que queremos para nossos alunos”, comenta.
O projeto do Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo é uma parceria entre o Instituto Arlindo Ruggeri e a Prefeitura de Novo Hamburgo, através da atuação conjunta da Secretaria de Educação (Smed) e da Secretaria da Cultura (Secult). Nesta primeira fase, quatro escolas municipais formarão os primeiros polos de ensino. Serão destinados 100 instrumentos de cordas distribuídos nos espaços, sendo 25 para cada núcleo. Com início previsto para segunda quinzena de agosto, o projeto oferece aulas de instrumentos de cordas friccionadas. “Estamos mobilizando estas escolas para apresentar os instrumentos que as crianças terão oportunidade de ter aula e incentivar as inscrições deles”, destaca o chefe de gabinete da Secult.
SUGESTÃO DE PAUTA
Na próxima quinta-feira, 9, dois novos encontros serão realizados na rede municipal de ensino da cidade. No turno da manhã (às 08h), a EMEF Bento Gonçalves (Estr. José Affonso Höher, 519 – Lomba Grande) receberá a equipe de ensino do projeto. Já no período da tarde (13h30), será a vez da EMEF Martha Wartenberg (R. Sílvio Gilberto Christmann, 1351 – Canudos).
Ao todo, o projeto deve atender 52 escolas. Cada orquestra será formada por 25 integrantes, distribuídos nos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Serão ministradas aulas coletivas para cada grupo instrumental, bem como aulas de teoria, percepção musical e prática de conjunto. Para tanto serão adquiridos 1325 instrumentos musicais, entre violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, bem como estantes de partituras e material didático. Todos os materiais necessários para o aprendizado do instrumento musical serão fornecidos em regime de comodato às famílias dos alunos.
As eleições de 2024 em Sapiranga definiram os 11 vereadores que ocuparão a Câmara Municipal…
Neste domingo, a prefeita Carina Nath (PP) foi reeleita para comandar Sapiranga por mais quatro…
Na tarde de sábado (3), a Câmara Municipal de Vereadores foi palco de uma importante…
O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, visitou na tarde desta quarta-feira, 24,…
Foi publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (10/5), o Decreto 57.607, que…
As recentes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul desencadearam uma crise humanitária de…
This website uses cookies.