Há um mês, Campo Bom deu um passo que mudou para sempre a história da cidade. A Guarda Municipal, um compromisso assumido pela Prefeitura em 2017, foi às ruas no dia 3 de setembro de 2022 para garantir maior segurança aos campo-bonenses. O resultado positivo é evidente e pode ser constatado por números. Nos primeiros 30 dias, foram 180 despachos de viaturas a partir de chamados da população.
A atuação da GMCB é 24h por dia. Entre as ações realizadas no primeiro mês, 110 geraram ocorrências registradas na Delegacia de Polícia Civil ou internamente. Há, entre os casos, duas recapturas de foragidos do sistema prisional, uma prisão por posse de entorpecentes, uma por porte ilegal de arma de fogo e uma, ainda, por lesão corporal, no âmbito da Lei Maria da Penha, além de uma apreensão de veículo roubado e um socorro à vitimas de disparo de arma de fogo.
Um mês, nenhum disparo
Para o prefeito Luciano Orsi, o fato de nenhum disparo sequer ter sido efetuado no período mostra que a formação dos guardas os capacitou para o exercício da função. “Quando assumi com a cidade o compromisso de criar a Guarda Municipal, o objetivo era justamente esse, garantir a segurança da população, o que só pode ser feito de forma responsável. Deu certo”, observa.
Os 25 guardas municipais que compõem o corpo efetivo do órgão de segurança passaram por curso de formação de mais de 1,3 mil horas antes de irem, de fato, às ruas da cidade.
Muito além das operações que estão nas páginas dos jornais
De acordo com Emerson Edinei Lopes, comandante da GMCB, houve, nos 30 dias, atendimentos para questões de trânsito, atribuição que também é de competência da guarda: foram 40 autuações por infração.
Ele destaca, ainda, 21 intervenções por perturbação do sossego e outras 32 para apoio às demais autoridades policiais. O policiamento de escolas municipais, do Desfile Cívico, em 7 de setembro, e da programação da III Tropeada de Campo Bom, no Parque do Trabalhador, também foi cumprido.
Como faço para acionar a Guarda Municipal?
A sede da GMCB fica no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), na Av. Brasil, 1.977. Os telefones para chamados são: 153 ou (51) 3598-6262.
Foto: Lucas Unser/PMCB
As eleições de 2024 em Sapiranga definiram os 11 vereadores que ocuparão a Câmara Municipal…
Neste domingo, a prefeita Carina Nath (PP) foi reeleita para comandar Sapiranga por mais quatro…
Na tarde de sábado (3), a Câmara Municipal de Vereadores foi palco de uma importante…
O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, visitou na tarde desta quarta-feira, 24,…
Foi publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (10/5), o Decreto 57.607, que…
As recentes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul desencadearam uma crise humanitária de…
This website uses cookies.