Ensinar a técnica da poda em árvores frutíferas é a proposta do Curso Fruticultura – Tecnologia da Poda, promovido no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam) de Sapiranga. O curso de três dias de duração (de segunda até a quarta-feira, 8) reúne 19 alunos (de várias cidades da região) que recebem ensinamentos teóricos e práticos sobre as técnicas de poda de formação, frutificação, limpeza e renovação das plantas. ”Temos parceria com o Senar. Trazemos os cursos que a própria comunidade solicita. Os mais pedidos informamos para o Sindicato de Taquara. Este de podas já tivemos outras edições e sempre tem muita procura. Fico feliz de ver o quanto a população está preocupada em fazer o manejo correto das árvores frutíferas, mesmo às vezes nem sendo agricultor’’, destaca a diretora do Cemeam, Fabiana Haubert.
Coordenados pelo instrutor do Senar, Ivo Simonetti, os alunos puderam desenvolver a técnica da poda em árvores frutíferas na propriedade rural de Sergio Kohl, localizada no Morro Ferrabraz em Sapiranga.”O Curso Fruticultura – Tecnologia da Poda visa melhorar a estrutura das frutíferas, através das técnicas de podas, garantindo a qualidade dos pomares nas propriedades. Desta forma, os participantes têm a oportunidade de aplicar a teoria adquirida no Cemeam, que envolve a técnica do corte correto da frutífera aumentando a vida útil das diversas espécies frutíferas”, comentou.
APRENDIZADO
Aprender a eliminar os galhos quebrados, secos ou bifurcados e direcionar os nutrientes para galhos mais fortes produzindo frutos de maior qualidade. Este é o ensinamento que a aluna Rosane Braun, 63 anos está adquirindo com o Curso Fruticultura – Tecnologia da Poda, promovido no Cemeam. ”Está sendo muito importante aprender a técnica da poda. O curso ensina o que devemos fazer para cuidar das plantas. Após concluir as aulas vou aplicar o que aprendi em meu sítio em Nova Hartz”.
Quem também aprovou o curso de podas do Centro Ambiental, que ocorreu com aula prática nesta manhã de terça-feira, na propriedade de Sergio Kohl, na área rural da Cidade das Rosas foi a campobonense Marloiva Pivotto, 46, que acompanhou atenta o instrutor na manutenção do caquizeiro.”Quando fiquei sabendo do curso logo me inscrevi. Estou gostando muito do curso, alia teoria à prática e facilita o aprendizado”.
O sapiranguense Teno Artur Kern, 62, morador do bairro Centenário, é a primeira vez que participa de um curso no Cemeam.”Sou um estreante nos cursos do Cemeam. Como possuo uma chácara no interior de Taquara achei importante realizar o Curso Fruticultura – Tecnologia da Poda, e aprender a técnica”.
O curso que iniciou na segunda-feira, 6 de agosto e terá o encerramento na quarta-feira, 8, é realizado pela Prefeitura de Sapiranga, por meio das secretarias municipais de Agricultura e Educação, Cultura e Desporto em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural de Taquara.
PRÓXIMOS CURSOS
14 a 17 de agosto – Operação e manutenção de motosserra
3 a 5 de setembro – Compostagem, húmus e substratos
29 a 31 de outubro – Panificação caseira
Fonte: Prefeitura de Sapiranga
As eleições de 2024 em Sapiranga definiram os 11 vereadores que ocuparão a Câmara Municipal…
Neste domingo, a prefeita Carina Nath (PP) foi reeleita para comandar Sapiranga por mais quatro…
Na tarde de sábado (3), a Câmara Municipal de Vereadores foi palco de uma importante…
O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, visitou na tarde desta quarta-feira, 24,…
Foi publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (10/5), o Decreto 57.607, que…
As recentes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul desencadearam uma crise humanitária de…
This website uses cookies.