Abertura do evento on-line e contou com a participação do prefeito Luciano Orsi
A capacitação pedagógica para cerca de 1,5 mil profissionais da rede municipal de ensino de Campo Bom começou na tarde dessa terça-feira (dia 15). O tema da primeira qualificação foi “Competências Socioemocionais – o afeto como fio condutor ‘na’ e ‘pós’ pandemia”, com a professora Mestre em Educação Jane Haddad. A abertura do evento on-line e contou com a presença do prefeito Luciano Orsi que parabenizou a Secretaria de Educação e Cultura (Smec) pela iniciativa e os profissionais da educação por sua adaptação no período da pandemia do coronavírus. “É uma situação para a qual não estávamos preparados, mas qual é o ser humano que tem mais condição de adaptação do que o professor? Ele consegue vencer os desafios, se renovar e, dessa forma, renovar nossa cidade e nosso país”, afirmou o prefeito.
Em uma de suas falas, a professora Jane Haddad destacou que, mesmo os profissionais da rede de ensino se organizando para uma possível volta com alguns protocolos, este é um período para se pensar na inclusão. “Neste momento, todos nós somos alunos e alunas com necessidades especiais. Temos de estar nos adaptando, flexibilizando nossos planejamentos e revendo nossos instrumentos metodológicos, e muitos de nós não tínhamos essa intimidade com a tecnologia. Então, estamos nos adaptando”, explicou.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Simone Schneider, acredita que iniciar o conjunto de formações com a temática Competências Socioemocionais é muito importante para os profissionais da educação, considerando que eles também trabalham com a saúde mental dos alunos. “A rotina não existe mais, é necessário reforçar a empatia, confiança, autoestima e autonomia para que ocorram as aprendizagens. Nós, como secretaria, estamos com tais formações dando suporte pedagógico e emocional aos profissionais porque vimos que esse é o nosso compromisso”, relatou a secretária.
Tardes de capacitações
A fim de preparar os educadores de Campo Bom para a retomada do período letivo de forma remota, professores e profissionais da rede municipal de ensino passarão por 12 tardes de capacitações. Até 10 de setembro, os temas irão abordar adaptação e potencialização das práticas educacionais à distância e uso de ferramentas digitais para isso, engajamento familiar com o ensino remoto, competências socioemocionais e contação de histórias. O conjunto de palestrantes a ministrar os conteúdos é formado pela professora Mestre em Educação Jane Haddad, pela professora de Língua Portuguesa, Literatura e Teatro Pâmela Mapelli, pelo escritor e professor Mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora Eduardo Shinyashiki e pela Empresa Sincroniza Educação. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as atividades propostas serão executadas em ambiente virtual.
Crédito de fotos: Arquivo pessoal
Legenda: prefeito Luciano Orsi participou virtualmente da abertura do evento
As eleições de 2024 em Sapiranga definiram os 11 vereadores que ocuparão a Câmara Municipal…
Neste domingo, a prefeita Carina Nath (PP) foi reeleita para comandar Sapiranga por mais quatro…
Na tarde de sábado (3), a Câmara Municipal de Vereadores foi palco de uma importante…
O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, visitou na tarde desta quarta-feira, 24,…
Foi publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (10/5), o Decreto 57.607, que…
As recentes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul desencadearam uma crise humanitária de…
This website uses cookies.