A Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), realizou na tarde desta quarta-feira, 13 de novembro, a nona edição do Fórum do Bolsa Família. Realizado no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck, o evento contou com a participação da prefeita Corinha Molling; dos secretários municipais Adriano de Oliveira (Assistência Social) e Simone Melo (Fazenda); do coordenador do Cadastro Único e Bolsa Família do Governo do Estado, Cláudio D’Ângelo; representantes da Caixa Econômica Federal; conselheiros do COMAS; usuários do Bolsa Família e comunidade em geral. “Temos um respeito por todas as pessoas que aqui estão e fizemos tudo aquilo que está ao nosso alcance dentro do que a lei permite”, destacou Corinha. “O Bolsa Família existe para quem realmente precisa e tomara que ali na frente todos prosperem e não precisem mais utilizar esse benefício”, completou a prefeita.
Durante o fórum, foram detalhadas as ações realizadas pelo setor do Cadastro Único e Bolsa Família ao longo de 2019. Até outubro, foram atendidas 5180 pessoas no setor e foram realizadas 198 visitas de averiguação e fiscalização. Foram apontadas 2346 famílias com inconsistência cadastral. Atualmente estão inscritas no Cadastro Único de Sapiranga 5479 famílias, sendo que deste total, cerca de 1600 recebem o benefício do Bolsa Família.
Bolsa Família
Para receber o benefício do Bolsa Família, a renda per capita (renda por pessoa dentro da família) não pode ultrapassar R$ 178,00, as crianças e adolescentes de seis a 17 anos devem frequentar a escola e manter a frequência no mês e ainda é necessário manter a pesagem das crianças em dia. O valor que a família recebe por mês é a soma de vários tipos de benefícios previstos no Programa Bolsa Família. Os tipos e as quantidades de benefícios que cada família recebe dependem da composição (número de pessoas, idades, presença de gestantes etc.) e da renda da família beneficiária. Os valores da renda familiar são aqueles que o responsável familiar declara no momento da entrevista.
O cadastramento é um pré-requisito, mas não implica na entrada imediata das famílias no programa, nem no recebimento do benefício. É de extrema importância realizar a atualização do Cadastro Único, por exemplo: mudança de endereço, valor de renda(aposentadoria, beneficio social, etc), número de telefone, escola das crianças, composição familiar. Mensalmente o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) seleciona, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas para receber o benefício.
As eleições de 2024 em Sapiranga definiram os 11 vereadores que ocuparão a Câmara Municipal…
Neste domingo, a prefeita Carina Nath (PP) foi reeleita para comandar Sapiranga por mais quatro…
Na tarde de sábado (3), a Câmara Municipal de Vereadores foi palco de uma importante…
O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, visitou na tarde desta quarta-feira, 24,…
Foi publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (10/5), o Decreto 57.607, que…
As recentes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul desencadearam uma crise humanitária de…
This website uses cookies.