Balé Folclórico Origens já está na Europa para participar de festival internacional de dança

Os integrantes do Balé Folclórico Origens já estão em solo espanhol para participar de mais um festival internacional de danças. O grupo embarcou neste domingo, 28 de julho, com o apoio da Prefeitura Municipal de Sapiranga, para mostrar seu trabalho no 33º Festival Folklórico de los Pueblos del Mundo de Extremadura na Espanha, através da FEBRARP (Federação Brasileira de Artes Populares). No festival, que ocorre entre 30 de julho e 16 de agosto, a delegação do grupo sapiranguense estará representada por 26 pessoas entre músicos, bailarinos e coordenação.

“É um orgulho para a nossa administração poder apoiar um grupo como o Balé Folclórico Origens que realiza um trabalho belíssimo, e que muito bem divulga o nome de nossa cidade por onde passa”, enfatiza a prefeita Corinha Molling.

Esta será a primeira vez do grupo na Espanha e no repertório de danças estão quadros de samba, frevo, carimbó, maculelê, parintins e danças gaúchas.

“Todos estávamos muito ansiosos para mais uma viagem e na última semana antes do embarque, ensaiamos todos os dias”, contou a coordenadora do Balé Origens, Janice Mödinger. “Vamos representar nosso país com excelência. É extremamente importante a participação do grupo em festivais internacionais, não apenas para a divulgação do grupo mas também para levar a cultura brasileira, tão linda e diversa para outros países”, completou.

Após o retorno da viagem, o Balé Folclórico Origens irá se apresentar em Lindolfo Collor e Morro Reuter, além de intensificar os preparativos para o espetáculo anual do grupo marcado para os dias 12 e 13 de outubro.

Balé Origens

O Balé Folclórico Origens, considerado patrimônio cultural de Sapiranga, foi oficializado pela Lei Municipal 2.008 de 14 de maio de 1994. É um grupo de projeção folclórica, fundado pelo desejo de dançar e explorar a diversidade do folclore brasileiro.

Leia  Juros do cartão de crédito rotativo estão mais altos

O grupo é formado por dançarinos que dedicam parte do seu tempo à arte. O Balé é composto pelo grupo adulto (que se dedica ao folclore brasileiro); grupo juvenil (que interpreta danças da cultura alemã, espanhola, italiana, portuguesa e argentina); e o grupo mirim, que faz a iniciação dos pequenos à dança.

O Balé Origens já levou a cultura brasileira a diversos lugares do mundo, representando Sapiranga e o Brasil em diversos festivais em países como França, Peru, Paraguai, Equador, Bolívia, México, entre outros.

fonte:PMS

Deixe uma resposta