Votação da Consulta Popular é de 26 a 28 de junho

De terça a quinta-feira da próxima semana os sapiranguenses escolherão quais áreas que o Município poderá investir por meio do Orçamento Estadual2019. A votação da Consulta Popular ocorre de 26 a 28 de junho, no site www.consultapopular.rs.gov.br, em aplicativo de celular e  por mensagem de texto. Para votar é necessário ter o Título de Eleitor em mãos.

A Consulta Popular é um programa do Governo em que a comunidade define, diretamente, parte dos investimentos que constarão no orçamento do Estado. Neste ano, o Governo está destinando R$ 80 milhões para a Consulta Popular. Esse valor é dividido por regiões, sendo que para a região de Sapiranga, composta por 14 municípios, o valor destinado é de R$ 3. 657.509,57. Os projetos mais votados entrarão no Orçamento do Estado.

AS DEMANDAS
Nos programas o eleitor só poderá escolher uma das opções que integram a lista de prioridades para a votação de demandas do Vale do Rio dos Sinos. Sapiranga está buscando votos para os itens Agricultura(Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar), Saúde (Saúde da Família: aquisição de veículos) e Segurança Pública (Reaparelhamento dos Órgãos de Segurança).

CÉDULA DE VOTAÇÃO

 ( ) Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo

Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar

 ( )Secretaria da Saúde

Saúde da Família: aquisição de veículos

 ( )Segurança Pública

Reaparelhamento dos Órgãos de Segurança.
COMO VOTAR

Para votar é necessário ter em mãos o número do seu título de eleitor. Caso não tenha o título de eleitor em mãos, você pode pesquisar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com o número do seu documento, veja como votar nos dias 26, 27 e 28 de junho:

–on-line pelo site www.consultapopular.rs.gov.br;

–Presencialmente por um aplicativo disponibilizado a representantes dos Cores e dos Comudes;

Leia  Lote de 220 mil doses da vacina do Covax Facility chega ao Brasil

–via SMS, para o número 27902, com a mensagem: RSVOTO#nº título do eleitor#nº do programa (sem espaços), de 1 a 6. Exemplo: RSVOTO#99999999#4.

OS RECURSOS

Os projetos que obtiverem mais votos farão parte do orçamento do Estado. Só receberá recursos para investimentos nas prioridades do programa o Município que corresponder aos critérios de classificação de votação atingindo um número mínimo de participação de eleitores por número de habitantes. No caso de Sapiranga é preciso atingir 4% de votos, o que corresponde a aproximadamente 2.600 votantes.

PARA QUEM NÃO TEM ACESSO À INTERNET

Nos dias 26 e 27 equipes móveis da Consulta Popular estarão circulando com smartphones habilitados por todos os bairros da Cidade. Essas equipes estarão identificadas.

Deixe uma resposta